ABUSO SEXUAL | Seu corpo não é um objeto

O abuso sexual é uma das formas de violência doméstica mais difíceis de se combater. Exige muito cuidado e compaixão. Seus efeitos na vida da vítima são devastadores. Entretanto, a recomposição da pessoa que sofreu abuso sexual é POSSÍVEL. Por isso caso você tenha passado por isso ou saiba de alguém que passou, há um Deus que pode curar e libertar de todo trauma.

Em primeiro lugar alguns alertas, em nível preventivo, se fazem importantes. Você deve saber que:

Os abusadores sexuais quase sempre foram abusados quando crianças; • Pesquisas mostram que 30% das crianças em geral são abusadas sexualmente; • Grande número de pessoas considera normal o contato sexual entre adultos e crianças; • Qualquer contato sexual — não somente o coito — entre um adulto e uma criança ou adolescente é abuso sexual. (mesmo que não haja violência, como no caso de carícias sexuais, temos de proteger as crianças e adolescentes do abusador); • O abusador pode ser alguém da família ou alguém achegado a pessoa.

É importante que todos saibam

• A pessoa tem o direito de controlar o que ocorre com seu corpo e não permitir que ninguém toque suas partes íntimas, a não ser em situações específicas, como no caso de um exame médico; • Tem o direito de dizer NÃO ao abusador, de correr, de gritar e avisar alguém de confiança; • NÃO deve guardar segredo, mesmo que o abusador seja seu pai, sua mãe, um parente ou “amigo” próximo. • Você não é culpado por tamanha tragédia.

Por isso, esteja atento a comportamentos como:

1) Caso seja uma criança ou adolescente comunica direta ou indiretamente a atividade sexual; 2) A pessoa adota um comportamento de falsa maturidade 3) Caso seja criança ou adolescente demonstra um conhecimento sexual avançado para sua idade; 4) A pessoa apresenta uma depressão crônica ou sentimentos suicidas; 5) Nota-se uma queda geral no aproveitamento escolar ou uma incapacidade de concentração; 6) Observam-se condutas excessivamente sedutoras ou jogos sexuais persistentes e inapropriados; 7) Verifica-se uma agressividade ou docilidade excessivas; 8) A pessoa apresenta manchas de sangue nas roupas íntimas, manchas roxas na região glútea ou nos genitais; 9) Caso seja criança ou adolescente apresenta dificuldades de caminhar; 10) Detecta-se a presença de doenças venéreas. 11) A pessoa se esconde ou mantém as pessoas a uma distância extrema, com medo de se machucar novamente. 12) Se é casada, encontra dificuldades de responder sexualmente. 13) Você tem medo da submissão – medo de perder o controle.

Geralmente todos que sofreram abuso sexual, tem uma barreira ENORME de expor suas condições. Muitos sofrem em silêncio caindo em doenças como depressão, automutilação, bulimia, anorexia e bipolaridade. Mas é necessário haver SOCORRO! Precisamos tratar do assunto com respeito e atenção e com toda a delicadeza possível, lembrando sempre que você está tocando em uma ferida aberta e muito sensível. Trabalhar com a auto-estima da pessoa isso ajudará. Geralmente, depois de ter sido abusado, a pessoa se sente como um objeto, e não como uma pessoa.

Você conhece alguém que passa por isso? Fale das questões sexuais com naturalidade, demonstrando toda a beleza que há nessa parte da criação de Deus. Leve a pessoa a refletir que o que ocorreu com ele foi uma tragédia, e não o padrão normal e belo estabelecido por Deus para o uso da sexualidade. Fale também que o fato de ele ter sido vítima de abuso sexual não o torna “sujo”, impuro ou pecador, mas que ele tem um valor inestimável como criatura de Deus.
Você tem valor!

• Deus não é conivente com o abuso; Ele odeia o mal (Salmo 11:5).

• Você pode confiar a justiça ao coração justo de Deus(Salmo 103:6; 146:7; Jeremias 17:10).

• Você pode perdoar os outros porque você foi tão grandemente perdoada (Mateus 6:14-15, 21-22; João 8:7; Lucas 6:35).

• Você pode orar por quem te abusou para que ele encontre arrependimento (Lucas 6:28; Provérbios 28:13).

• Seus pensamentos vão controlar suas ações e respostas, então você precisa permitir que Deus transforme seus pensamentos (Romanos 12:2; Filipenses 4:8)

Se descubra em Deus! Você tem valor! Ele carregou na cruz toda a sua vergonha!

‪#‎SejaUmSocorroDeAlguem‬

O que achou desse texto? Deixe seu comentário ❤