ADEUS, SÍNDROME DE BARBIE! | Por Bethany Baird

Era uma quarta-feira como outra qualquer no trabalho quando a correspondência chegou. Comecei a conferir as cartas até que notei uma grande revista rosa-choque. “Barbie” era a única coisa escrita na capa. Fiquei incomodada ao ver este “lixo postal no escritório e comecei a procurar o endereço do remetente para pedir que nos removessem da lista de mala-direta deles. Pouco antes de jogar a revista na lixeira, a curiosidade me pegou e dei uma espiada no que tinha dentro.

A revista estava cheia de dúzias de imagens perfeitas de bonecas de plástico vestidas em roupas justas e provocativas. As páginas foram preenchidas com as últimas novidades da Barbie de tudo quanto é tipo. Cada boneca feita perfeitamente, da cabeça aos pés. Cada roupa perfeitamente estilizada. Cada rosto perfeitamente maquiado.

Visual perfeito. Cabelo perfeito. Perfeito, perfeito, perfeito.

A princípio, quis gritar: “Isto é ridículo! Porque permitimos que meninas brinquem com essas bonecas adolescentes vestidas em roupas curtas e sedutoras?”. Ainda bem que tive domínio próprio e não gritei. Ao invés disso, peguei meu computador e pesquisei.

A história da Barbie

Cavei um pouco mais fundo na história dessa boneca tão famosa ao redor do mundo. O que tem essa garota? Porque ela é tão popular? Como ela veio a existir?

A boneca Barbie “nasceu” em 1959 e foi criada por Ruth Handler, que deu o nome de sua filha, Barbara, à boneca. A Barbie foi apresentada a um grupo de compradores céticos na Feira Norte-Americana de Brinquedos na cidade de Nova Iorque. Os compradores disseram que as meninas brincam com bonecas de papel e bonecas-bebês, e não com uma adolescente com a aparência de mulher. Acho que os compradores provavelmente superaram seu ceticismo bem rápido, considerando a atual fama da Barbie.

Qual é o trabalho da Barbie?

Esta é a questão. Não o seu emprego, mas a sua função como boneca. Esta foi a explicação que encontrei: “Simplesmente ser uma referência de moda adolescente”. Não é de se espantar que todas as roupas da Barbie sejam inspiradas nas mais atuais tendências das passarelas de Paris. O propósito de vida da Barbie é estar totalmente a par da última moda.

A Barbie é uma lenda!

De acordo com jornais e revistas online populares, a Barbie é uma lenda. Os fãs da Barbie a descrevem da seguinte maneira: “Quem mais ou o que mais permaneceu relevante num mundo em constante mudança? A Barbie permaneceu. Ela alcançou o estrelato e ela merece. Ela lidou com as críticas com charme e graça e continuou a ser ela mesma.”

Eu fico me perguntando se seus fãs tem consciência de que ela é apenas um pedaço de plástico e não uma pessoa de verdade. Mas continuando…

Barbie na vida real…

Se a Barbie fosse uma mulher de verdade, ela teria 1,75 m de altura, 99,06 cm de busto, 45,72 cm de cintura, 83,82 cm de quadril e calçaria 33. Vamos supor que você tivesse a escolha de ter essas medidas, então eu te diria para fugir delas por amor à sua vida. Essas medidas são totalmente absurdas e completamente ridículas de se ver.

A Barbie em uma casca de noz

Uma adolescente que nunca envelhece, nunca fica feia, nunca teve um dia de cabelo ruim (a não ser que você o destrua), nunca teve pneuzinhos, nunca teve acne, nunca teve dentes amarelos, nunca teve um dia sem estar bem maquiada, nunca, nunca, nunca!

Como assim? Essa garota é perfeita! E ela é a lenda que conquistou o coração de bilhões de dólares mundo afora. Nosso dinheiro grita que nós a amamos e queremos mais dela.

Honestamente, não estou tentando acabar com a Barbie, mas estou realmente preocupada com o seu status atual de “exemplo a seguir”. Sejamos realistas por um minuto. As garotas cristãs não estão indo bem. Foi fixado um patamar extremamente alto para nós e não importa o quanto queremos alcançá-lo, não conseguimos.

É um patamar inalcançável de perfeição física!

Não falamos isso em voz alta, mas nós sentimos. Eu sinto! Vou ao shopping e imagens perfeitamente “photoshopadas” de mulheres em roupas perfeitas, com cabelos perfeitos e uma maquiagem perfeita são esfregadas na minha cara.

A mensagem de perfeição foi propagada em alto e bom som e, infelizmente, nós acreditamos nela. Podemos até dizer que não acreditamos, mas nossas ações mostram o contrário.

É por isso que estou chateada com a Barbie. Porque ela continua ostentando suas roupas justas e curtas no seu pequeno e “perfeito” corpo de plástico, enganando meninas mundo afora e fazendo-as acreditar que a perfeição exterior é a chave.

Destruindo a obsessão pelo corpo perfeito

Deixem-me contar a vocês um pequeno segredo: a inventora e criadora da Barbie a fez para o propósito de ser uma referência adolescente da moda. Este é o seu propósito como criação e ela está fazendo isso muito bem.

Pare e pense sobre isso: você também é a criação de Alguém!

Você foi criada por um Designer para um propósito específico e não foi para viver a sua vida obcecada com a aparência física. O seu Designer e Criador é Deus, foi Ele que formou você (Salmos 139:13) e Ele é o responsável por te dar um propósito (Filipenses 2:13).

Eu quero que você escute com bastante cuidado o que vou lhe dizer agora. Como seu e meu Criador, Deus reservou um monte de versículos para descrever uma mulher de sucesso. Se o seu Criador investiu tempo para nos dar nosso próprio capítulo do sucesso, acho que é melhor a gente prestar atenção. O capítulo é Provérbios 31:10-31.

Nesse monte de versículos, a palavra “beleza” é mencionada apenas uma vez. É isso mesmo, apenas uma vez! Aqui está:

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Provérbios 31:30

Você percebeu isso? No nosso capítulo personalizado para alcançar o verdadeiro sucesso, a beleza é mencionada apenas uma vez e nós somos ensinadas de que ela é vã. Deus provavelmente sabia que faríamos um pouco de confusão nesta área.

A beleza é vã. Não vai durar. Não tem valor eterno.

De acordo com a palavra de Deus, quem é a mulher sendo louvada? É a mulher que teme ao Senhor.

Acho que é tempo de você e eu pararmos de temer o corpo perfeito da Barbie, parar de temer os cartazes e revistas perfeitas, parar de temer os filmes e os programas de televisão e começarmos a temer ao nosso Criador.

É tempo de nós, garotas, tomarmos uma posição e dizer “xoxo!” ao “complexo de Barbie”.

Leve isso pro lado pessoal:

  1. Desafio cada uma de vocês a parar e perguntar a si mesmas se realmente acreditam em Provérbios 31:30.
  2. Se você acredita, você o está vivendo?
  3. As suas ações mostram que temer a Deus é mais importante que a sua perfeição física?
  4. De que forma você tem caído nas mentiras de que a perfeição física é o que lhe valoriza?

_

Texto traduzido de um artigo escrito por Bethany Baird publicado originalmente no blog Girl Defined.

43 Replies to “ADEUS, SÍNDROME DE BARBIE! | Por Bethany Baird”

  1. Hello, i think that i saw you visited my weblog thus i came to go back the
    favor?.I am attempting to to find issues to enhance my site!I suppose its ok to use
    some of your concepts!!

  2. Thanks designed for sharing such a pleasant idea, article is good, thats why i have
    read it fully

  3. You need to be a part of a contest for one of the most useful sites on the internet.

    I’m going to recommend this web site!

  4. V7fTSN This post is genuinely a good one it assists new internet visitors, who are wishing in favor of blogging. Here is my homepage votre tache

  5. You ave made some good points there. I looked on the net to find out more about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

  6. It as not that I want to replicate your internet site, but I really like the style and design. Could you tell me which theme are you using? Or was it especially designed?

  7. It as not that I want to copy your internet site, but I really like the design. Could you tell me which theme are you using? Or was it especially designed?

  8. You are my breathing in, I own few web logs and sometimes run out from brand . He who controls the past commands the future. He who commands the future conquers the past. by George Orwell.

  9. It as not that I want to duplicate your web-site, but I really like the design. Could you let me know which design are you using? Or was it custom made?

  10. Straight answers you. Thanks for sharing.

  11. Well I definitely enjoyed reading it. This subject provided by you is very practical for correct planning.

  12. Very informative blog post.Thanks Again.

  13. You ave made some good points there. I looked on the internet for more info about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  14. I really liked your article post.Thanks Again. Want more.

  15. What as up to every body, it as my first visit of this blog; this blog carries awesome and truly fine information for visitors.

  16. to assist with Search Engine Optimization? I am trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I am not seeing very good results.

  17. This is a good tip especially to those new to the blogosphere. Simple but very precise info Many thanks for sharing this one. A must read article!

  18. This awesome blog is no doubt educating additionally factual. I have found a lot of useful stuff out of this amazing blog. I ad love to return over and over again. Thanks a bunch!

  19. Greetings from Los angeles! I’m bored to tears at work so
    I decided to check out your blog on my iphone during lunch
    break. I enjoy the knowledge you present here and can’t wait
    to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, very
    good site!

  20. My brother suggested I might like this web site. He was entirely right. This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

  21. Wow, great article post.Really looking forward to read more.

  22. It has been a long time since I ave read anything so informative and compelling. I am waiting for the next article from the writer. Thank you.

  23. Please let me know if you are looking for a article writer for your site. You have some really great posts and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I ad love

  24. Im obliged for the blog post.Really thank you! Want more.

  25. Thanks for the blog post.Really thank you! Really Cool.

  26. My spouse and I stumbled over here from a different page and thought I should check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to looking over your web page again.

  27. Wealthy and traveling anywhere and whenever I want with my doggie, plus helping get dogs fixed, and those that need homes, and organizations that do thus and such.

  28. Just what I was looking for, thanks for putting up. There are many victories worse than a defeat. by George Eliot.

  29. What as up, I log on to your blog on a regular basis. Your story-telling style is witty, keep it up!

  30. Im thankful for the article.Thanks Again. Really Cool.

  31. With Certified Organic Virgin Coconut Oil is traditionally made from

  32. Howdy! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
    I’m absolutely enjoying your blog and look forward to
    new updates.

  33. There as definately a great deal to know about this topic. I really like all the points you made.

  34. pretty valuable stuff, overall I feel this is worthy of a bookmark, thanks

  35. it for him lol. So let me reword this. Thanks for the meal!!

  36. This blog is without a doubt educating as well as amusing. I have chosen a lot of interesting things out of this source. I ad love to come back over and over again. Thanks!

  37. It as remarkable to pay a quick visit this web site and reading the views of all friends concerning this paragraph, while I am also eager of getting experience.

  38. When some one searches for his essential thing, thus he/she wishes to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.

  39. What a funny blog! I in fact enjoyed watching this humorous video with my relatives as well as along with my friends.

  40. Wohh exactly what I was looking for, thankyou for putting up. The only way of knowing a person is to love them without hope. by Walter Benjamin.

  41. Thanks for the blog.Really looking forward to read more. Fantastic.

  42. Where can I contact your company if I need some help?

  43. I really liked your blog article.Really thank you!

Deixe uma resposta