ALEGRIA, CONCEITO, FONTE E PLENITUDE | Por Karol Claudino

Esse texto não é para te limitar, mas para que você enxergue além.

Qual o seu conceito de alegria? De onde vem a sua alegria? Já ouviu falar sobre uma alegria plena? Vamos falar um pouquinho sobre essas três perguntinhas que nos leva a uma única resposta: JESUS.

A alegria é um estado, um momento em que nos encontramos em intenso prazer e contentamento, uma satisfação interior. Mas quero que vocês voltem seus olhos para um outro norte, para uma alegria diferente dessa que o mundo nos diz e nos causa, para uma alegria que vem do alto.

Nos alegramos em coisas, em conquistas, em nossas vontades, uma alegria que nunca descansa, sempre está sedenta por mais, que não alegra, de fato, o coração. A alegria que vem do Senhor é uma alegria plena, que não se apoia em coisas e em obras, que não se alegra apenas em receber, mas que se contenta mais em dar, em doar; que repousa apenas Nele e traz paz ao coração.

Porém, mesmo sabendo dessa alegria incomparável, muitas vezes será inevitável não passar por momentos de tristeza e angústia, não se engane com isso, haverá momentos em que estaremos tristes, sim, mas será apenas para reconhecermos e confiarmos Naquele que nos diz que a Sua alegria nos fortalecerá exatamente nas lutas e nas provações; para que possamos aprender a valorizar cada momento bom que Ele nos concede, e que está ao nosso lado.

Considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. (Tiago 1:2-3 – NVT) Alegrem-se também nas provações!

Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. E ainda que não o vejam agora, creem Nele e se regojizam com alegria inexprimível e gloriosa, pois estão alcançando o alvo da sua fé, a sua salvação. (1 Pedro 1:8-9 – NVT) É impossível não se alegrar ao reconhecermos o imenso amor de Deus por nós, ao pensarmos em tudo que Jesus venceu e conquistou na cruz para todos aqueles que o amam e que Nele creem.

Tenham em seu coração essa alegria, que só pode ser encontrada em Jesus, e que é Ele. Você pode se alegrar ao lado de pessoas, mas será uma alegria passageira; pode se alegrar ao obter coisas mas também será uma alegria passageira; somente ao conhecer Jesus verdadeiramente e ao pertencer a Ele, que você poderá desfrutar de uma alegria plena e sem fim.