ELE ME DISSE: CUIDE DO SEU ESPÍRITO, ALMA E CORPO | Série: A Verdadeira Cura

Jesus deseja nos curar de dentro pra fora!

Com sua suavidade e intensidade Ele disse à mim:

“Filha, você precisa entender que eu não te fiz somente de espírito. Cuide da sua Alma. Cuide do seu corpo!”

Não existe nada melhor do que ouvir a voz de Deus e sua confirmação na palavra:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.Foi então, após ouvir isso, e ler tal versículo que comecei a pedir a Deus mais entendimento sobre corpo, Alma e espírito. E é disso que falaremos nesses textos.” 1 Tessalonicenses 5:23

Quem é que nunca ficou confuso ao tentar definir o que é Alma e Espírito? Vamos então começar entendendo o que cada um significa e qual seu papel, a luz da Bíblia, certo? Vou enrolar o menos possível, prometo! Haha Vamos lá…

→ ESPÍRITO ↓

Podemos entender que espírito é a força que dá vida. Em hebraico significa vento ou sopro. Exemplo quando Deus soprou vida no homem, significa que Deus lhe deu um espírito.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Então o espírito vem de Deus e é ele que nos permite ter contato com Deus. Afinal Deus é espírito e como está escrito, nós só podemos nos unir a Deus através do espírito

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

O espírito é imortal. Quando morremos, o espírito volta pra Deus.

“…o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Eclesiastes 12:7

O espírito também pode ser entendido como aquele que recebemos quando aceitamos verdadeiramente Jesus como nosso salvador, ou seja, quando nosso espírito se une ao Espírito Santo de Deus.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo

Atos 2:38

E então nesse contexto devido ao pecado, nosso espírito fica separado de Deus, então entendemos como morte espiritual. Quem está morto espiritualmente não entende as coisas de Deus porque não está ligado a Deus. Mas quando aceitamos Jesus como salvador, nosso espírito é ressuscitado.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:14,15

Conclusão: É no espírito que recebemos a influência do Espírito Santo, onde somos convencidos do pecado, da necessidade de arrependimento, da salvação e que nos permite ter acesso a um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8:16).

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Romanos 8:16

Mas vale lembrar que, o espírito, quando está em rebelião contra Deus, pode receber influências malignas.

→ ALMA ↓

A alma “define” quem a pessoa é (Salmos 103:1).

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” Salmos 103:1

É na alma onde sentimos as emoções, onde temos vontades, interpretamos as experiências físicas do corpo. É a criatividade, a inteligência, as decisões… Tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.

E é justamente por isso que precisamos cuidar da alma. A alma precisa resistir à natureza pecaminosa, sujeitando tudo à vontade de Deus.

“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;” 1 Pedro 2:11

Se a nossa alma estiver sujeita a Deus, teremos uma vida agradável e aceita por Deus.

→ ESPÍRITO ≠ ALMA ↓

Com as duas explicações acima já deu pra perceber que espírito e alma são “coisas” distintas, certo? Porém ao mesmo tempo que eles são diferentes, eles andam juntos.

O espírito é a parte onde podemos ter comunhão com Deus e a alma é a parte que torna essa experiência pessoal e única com cada um. Por isso falamos que com cada um Deus age de maneira diferente. A alma interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física do dia a dia. Da mesma forma, a interpretação da alma da experiência física pode afetar a comunhão com Deus.

→ CORPO ↓

O corpo é a parte material e perecível do ser humano, que cessa de existir com a morte. O corpo pertence a terra e tem contato com ela.

“…o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Eclesiastes 12:7

→ CORPO, ALMA E ESPÍRITO ↓

O corpo, a alma e o espírito formam um todo, que é a pessoa, ou seja, não são três coisas separadas, como disse no início desse texto:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.Foi então, após ouvir isso, e ler tal versículo que comecei a pedir a Deus mais entendimento sobre corpo, Alma e espírito. E é disso que falaremos nesses textos.” 1 Tessalonicenses 5:23

UFA! Conseguimos clarear o que cada um significa e seu papel… Assim como Paulo disse, é necessário que cuidemos de nosso corpo, alma e espírito de maneira que tudo venha glorificar a Deus.

Que tais explicações não sirvam somente pra encher o nosso intelecto, mas que a gente procure entender de fato como devemos cuidar de cada um de maneira que agrade a Deus. Como agradar a Deus verdadeiramente cuidando do nosso espírito, alma e corpo? Não deixe de ler o próximo texto!