O QUE LEVARIA UM PASTOR A UM SUICÍDIO? | Por Renato de Paula

Por favor, leia esse texto escrito por um médico:

Quero aproveitar este dia triste, para conversar sobre depressão e síndrome de burnout.
Estudos apontam que profissionais de saúde e professores estão no topo da lista quando se trata de burnout, resumidamente uma estafa mental fomentada pelo excesso de trabalho e falta de reconhecimento. 

Sabe aquela sensação que por mais que você trabalhe nunca é suficiente? Então, penso que pastores, padres e líderes religiosos estão no mesmo degrau de estresse dos professores, médicos, dentistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, Fisioterapeutas e tanta gente que tem a profissão de cuidar, cuidar e cuidar sem reconhecimento pois “está fazendo apenas sua obrigação”.

Quando a alguém pensa em Suicídio, ela quer matar a dor, aliviar o peso no coração e não acabar com a vida. Querem outra vida mas não sabem como. 

O estresse e cortisol conseguem nebular a função cerebral a ponto de matar aos poucos e ninguém perceber. Morrem enferrujados pela tristeza.

Esses dias li que ansiedade é uma cadeira de Balanço que te mantém em movimento sem te levar a nenhum​ lugar.

O Brasil está em 1°lugar no ranking de depressão da América latina. Até quando vamos achar q não temos nada com isso?

Pastores, médicos, professores e profissionais de saúde estão cuidando de depressivos e convivendo com a morte silenciosa da depressão na alma.

Porque somos obrigados a sermos fortes o tempo todo? Porque temos que ser exemplos?

Por dia enfrento a ansiedade de famílias que depositam em mim a cura de um parente, convivo com os limites da ciência e meus limites que apertam o peito, mas aprendemos a não mostrar nossas fraquezas perto dos pacientes ou estudantes, assim como um pastor de parecer um super herói paras suas “ovelhas”.

A vida é sim lampejos de alegrias num céu de lutas e decepções, contudo podemos aprender a conviver melhor com nossas frustrações. 

Me dirijo agora aos colegas da saúde, depressão não escolhe vítimas, jaleco não imuniza contra suicídio. Busque ajuda profissional e aceite ser cuidado.

 

 

O que achou desse texto? Deixe seu comentário ❤