Abuso Sexual

AUTOMUTILAÇÃO

A origem da automutilação está na amenização da dor de uma depressão. Alguns especialistas acreditam que ao se cortarem os usuários liberam mais endorfina agindo no cérebro com uma sensação de “bem-estar” que diminui a ansiedade e a tristeza , tornando assim a mutilação um VÍCIO.

Outros especialistas acreditam que a automutilação é um sintoma de DOENÇAS EMOCIONAIS, como a depressão, ou seja, as pessoas que fazem isso não tem um modo saudável desenvolvido de lidar com emoções fortes, pressões intensas e problemas de relacionamentos abalados. Em alguns casos podem estar relacionadas a distúrbio bipolar, distúrbios alimentares, pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos.

Estima-se que nos Estados Unidos pelo menos 17% da população entre 18 e 24 anos já tenham se cortado intencionalmente uma vez na vida. E mais de 70% deles repetiram o ato. Aqui no Brasil não existe uma estatística oficial, porém você pode encontrar inúmeros grupos e páginas no Facebook com pessoas que praticam e centenas de milhares blogs na rede social Tumblr.

Normalmente as pessoas se cortam em seus pulsos, braços, pernas ou barrigas. Principalmente em regiões escondidas ou próximo ao cotovelo aonde ninguém suspeita de cortes ou raladas. Algumas pessoas se machucam queimando sua pele com cigarro ou com um fósforo aceso.

Se você passa por isso ou conhece alguém que passa quando você se corta, automaticamente está dizendo que o que Jesus Cristo fez por você na cruz não foi o suficiente para redimir os seus pecados e sofrimentos. Ele derramou o próprio sangue afim de não precisarmos mais fazer o mesmo.

Não use o seu corpo como entorpecente para aliviar a dor, pois o seu corpo é santuário do Espírito Santo (1 Co 6.19). A automutilação é um ato de substituir a obra de Cristo, e aquilo que Seu corpo e Seu sangue simbolizam, por uma forma de redenção criada pela própria pessoa. Jesus Cristo sofreu em seu lugar, fomos lavados e redimidos pelo Seu sangue. Leia Tito 3.4-7.

Não tolere mais viver assim. Seja livre da automutilação! Você é especial demais.

Você não está sozinho! BUSQUE SOCORRO! ‪Entre em contato conosco, caso precise.

• Leia nossos textos e testemunhos