Bipolaridade

BIPOLARIDADE

Transtorno bipolar é a doença que mais provoca suicídios de acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), o distúrbio atinge 4% da população. Dados apontam que em 60% dos casos a doença se manifesta antes dos 20 anos de idade.

Bipolaridade é caracterizada pela alternância entre depressão e euforia quando essas alterações se tornam mais intensas, repetitivas, interferem e comprometem a vida da pessoa de forma mais significativa podendo ocorrer alterações do humor DIVERSAS vezes em um único dia, algumas vezes por semana, por ano ou demorar anos entre cada oscilação. Nesse caso, trata-se do transtorno afetivo (do humor) bipolar que se caracteriza por episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados.

A causa propriamente dita é desconhecida, mas há fatores que influenciam ou que precipitem seu surgimento como parentes que apresentem esse problema, traumas, incidentes ou acontecimentos fortes como mudanças, troca de emprego, fim de casamento, morte de pessoa querida.

Em aproximadamente 80 a 90% dos casos os pacientes apresentam algum parente na família com transtorno bipolar.

Há solução!

Primeiro – O tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar visa à estabilização do humor. Isto se faz com uso de medicações que atuam regulando a atividade de neurotransmissores cerebrais caso seja algo ligado a deficiência neurológica. Por isso é necessário um acompanhamento médico para detectar a raiz do problema.

Segundo – Caso o transtorno seja causado por algum trauma ou frustração, outros fatores serão relevantes também. Quais ? Entregue suas emoções e sentimentos aquele Quem te fez: Deus. Foi Deus quem criou nossas emoções e Ele quer que sejamos constantes. Sem mudanças bruscas e repentinas, muitas vezes, sem motivos plausíveis para isso.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” ? (1Co 15.58)

Não desista! Fundamente suas emoções em Jesus. É o desejo do coração dEle que sejamos constantes assim como Ele é. NEle há constância e por Ele também podemos ter.

Caso você passe por isso, procure alguém de confiança e conte a respeito dos seus problemas e o que te aflige. Caso seja algo inesperado, procure um médico especializado.

Ou entre em contato conosco.

Você não está sozinho!

• Leia nossos textos e testemunhos