Bullying

BULLYING

Bullying é um problema não muito atual. O termo vem da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas. Apesar de só ganhar uma nomenclatura a pouco tempo, a famosa “tiração de sarro” sem limites pode ofender uma pessoa e ainda criar traumas que podem limitar o crescimento pessoal para o resto da vida.

O bullying é um problema mundial, mas no Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Porém pode ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, seja escola, faculdade, ambiente de trabalho e até mesmo em igrejas.

Infelizmente a maioria que enfrenta algum tipo de bullying tende a sofrer em silêncio pois temem mais agressões devido a ameaças do agressor. O que não é a solução. Pois isso pode afetar o futuro da pessoa, seja ele um(a) jovem, torna-se uma pessoa de baixa auto estima, obtém pensamentos de suicídio e até mesmo comportamento agressivo.

Deus não compactua com o bullying! – “Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.” (Provérbios 26:19)

Não sofra calado(a)! Há como vencer o bullying. O primeiro passo é você vencer a si mesmo. Peça ajuda ao Criador. Talvez você não saiba quem é você e por isso se sente inseguro frente as tais situações.

Saber quem se é, sua real identidade possui um poder enorme. Quer alguém melhor pra descobrir sua identidade do que o Seu criador ? Não existe provocação que resista a uma pessoa que conhece a si mesmo, pois por mais que os outros não o entendam, ele sabe quem ele é na vida, sabe de onde veio e para onde vai.

Segundo, fale com uma pessoa de confiança e denuncie o agressor. O Código Civil, determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor.

Você não está sozinho! Caso precise ajuda, entre em contato conosco.

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. (Mateus 7:12)

• Leia nossos textos e testemunhos