SOMENTE O NECESSÁRIO | Por Ananda Sierra

Você se lembra daquela música do filme infantil Mogli: “Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais…”?

Esses dias Deus ministrou ao meu coração através dela. Em tempos de agenda lotada, mil afazeres, tudo milimetricamente cronometrado e programado, o que de fato é necessário?  O que te força a viver fora dos seus limites? O que te impede de desacelerar?

{É normal sentir medo}

Medo de ficar para trás, por isso nos cobramos de conciliar o curso de inglês ou francês três vezes por semana com o trabalho. Medo de perder oportunidades que não irão voltar, por isso procuramos  AQUELE curso novo, mesmo não conseguindo dar conta dos pais idosos ou o agendamento daquele exame importante que faz mais de um ano que o médico pediu. Medo de decepcionar as pessoas (e às vezes a Deus), por isso nos envolvemos em projetos e ministérios compulsivamente, sem muitas vezes sentirmos nosso coração queimar de paixão por aquilo.

Pelo o que você se cobra?

O medo nos impede de encontrar o descanso e nos move para além do que nossos limites podem suportar. E nos cobra de sermos quase perfeitos, esquecendo nossa humanidade e fragilidade.

{Não se cobre do que Deus não te cobra}

Essa frase mudou minha vida. Me fez compreender que Ele não coloca esses pesos em mim, que não espera de mim um excesso de responsabilidades que não consigo assumir, que não exige exagero de compromissos ou perfeição de atividades. Ele é um Senhor justo, que nos dá talentos de acordo com nossa capacidade de administrá-los.

O que é realmente necessário hoje na sua agenda? Quais prioridades são realmente essenciais? O que você não pode deixar para depois?

E.. o que é extraordinário? O que foi incluído pelo seus medos e cobranças humanas, pela pressão de se encaixar num rótulo de perfeição que não é seu? O que tem te obrigado a deixar de lado o que é realmente importante?

Deus nunca nos faz um chamado sem prover tudo de que precisamos para cumprir a nossa tarefa, e isso inclui tempo e capacidade emocional. Se não conseguirmos fazer nossas atividades com excelência, apesar dos nossos melhores esforços, é porque Ele tem um plano diferente em mente – talvez uma pessoa ou uma época diferente. Vamos ouvir quando o Espírito Santo nos chama, suavemente, para deixar de lado certas coisas e para confiar que Ele as tem sob o Seu controle.

O extraordinário é demais. E o necessário é: descanse nAquele que tem tudo sob controle do Seu poder e amor. Deixe que Ele governe seu tempo, sua agenda, sua rotina, e compreenda: quando aceitamos o jugo que Ele destinou para nós, vamos encontrar descanso. ♥️

P.S.: escrever este texto exigiu de mim sinceridade. Também me vi abraçando o impossível, e me cobrando do inviável, e abri mão de projetos e planos que Ele não tinha escrito para mim agora. Saber quando sair de campo exige coragem e sabedoria, e Ele é um Pai tão bom que preparou tudo de forma incrível. Confie! 

2 Replies to “SOMENTE O NECESSÁRIO | Por Ananda Sierra”

  1. Em poucas palavras posso dizer que esse texto veio na hora exata. Deus é tão cuidadoso que manifestou o amor dEle por mim trazendo esse post ao meu encontro. Estou passando por isso neste exato momento. Dois ministérios, recém casada (4 meses), cultos semanais, estudos, trabalho fixo semanal e alguns aos finais de semana… Em fim, estou sobrecarregada e não sei por onde começar a retirar a carga. Só posso dizer à você Ananda Sierra que Deus a usou de forma tremenda pra falar comigo e espero que fale com muitas pessoas também. Que Deus continue abençoando sua vida e os administradores deste blog tão importante. Glória a Deus pela vida de vocês!

  2. Uau! Ananda, este texto veio como resposta. Obrigada! Que Ele continue usando sua vida.

Deixe uma resposta