TRANSFORMAI-VOS | Por Lara Dias

Talvez você já tenha ouvido muitas ministrações sobre essa passagem bíblica a qual vou me basear para este texto, e antes de tudo, quero enfatizar que não tenho propósito de invalidar tudo o que já se foi dito por homens e mulheres de Deus referente a este texto, mas a palavra de Deus se renova a cada dia, e enquanto estive em missão, Ele me trouxe essa palavra diante de circunstâncias que vivi em campo e, antes mesmo de desenvolver esse texto, o mesmo me causou uma revolução comigo mesma, e não posso deixar de partilhar com vocês.

Em Romanos 12:2 diz: “ E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Nessa passagem duas palavras me chamaram atenção conformeis e transformai-vos e busquei seus respectivos significados:

Conformeis vem da palavra conforme que tem por significado: que tem ou está com a mesma forma.

Transformai vem do verbo transformar, o mesmo que: convertei, disfarçai, metamorfoseai, mudai, transfigurai, transmudai, transmutai. Ou seja, transformais-vos é o mesmo que seja diferente.

Sempre que ouço sobre essa palavra, muitas vezes direcionada à jovens, culto de missões e afins, sempre ouvi no sentido de que devemos transformar o mundo, mas quando eu me atento ao transformai-vos, a palavra está sendo clara ao dizer, não se acomodem à forma do mundo, ao padrão do mundo, ao conceito do mundo, mas sejam diferentes, transformem-se para que não sejam corrompidos e visto como ele é. Quando eu leio isso, eu percebo que Deus não quer que eu mude o mundo, mas que eu viva tal revolução interna, a ponto de que minha vida, meu modo de ser ande na contramão do mundo, quando Paulo escreve: não vos conformeis, ele está dizendo, não se adequem a este padrão, não se permitam encaixar em uma forma a qual não foi destinada a vocês , mas sejam transformados pela renovação do Espírito Santo.

Nós jovens dia a dia somos provados por situações que ou seremos conforme ou transformados, Paulo ainda escreve na primeira carta aos Coríntios, capítulo 3 e verso 16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Se sou templo de um Deus tão terrivelmente grande e majestoso, não posso me permitir me adequar ao padrão de um mundo tão injusto, pequeno e limitado perante os pensamentos do Deus Todo Poderoso, não há como. Por isso Ele direciona o apóstolo Paulo a escreve tal mensagem, transformem-se, renovem-se, sejam diferentes, aquilo a quem Deus habita não pode se conformar com dogmas contrários a Ele, mas este templo pode ser transformado, ser feito novo e diferente para que possua em si a renovação do Santo Espírito de Deus.

Você provavelmente na aula de ciências/biologia, já deve ter aprendido sobre o processo de metamorfose das borboletas. Elas sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. De um ovo nasce uma lagarta, passa-se o processo de nutrição dessa lagarta, até que ela fique em seu casulo para o processo de metamorfose, para que se torne uma borboleta adulta. A borboleta adulta é a fase mais bela do animal em razão da variedade de cores que encanta qualquer observador. Quase não é possível acreditar que ela já foi uma lagarta.!

Você sabia que a cor da lagarta não determina a cor da borboleta adulta? Dessa forma, se a lagarta é verde, a borboleta não será necessariamente verde.

Através desse exemplo da borboleta, eu tive mais ainda essa percepção da necessidade de nos transformarmos com o Senhor, eu não quero ser vista como uma lagarta apenas, que se rasteja e mal consegue sair do lugar, se necessário passar o tempo necessário no casulo para que em mim se cumpra o processo de transformação do Senhor, assim me disponho a estar. Como mencionei acima, quando de fato nos transformamos, nos deixar passar por esse processo de metamorfose, de mudança, de mudar o ciclo de uma circunstância, já não podem nos associar ao nosso passado, a nossa velha forma, aos nossos antigos hábitos, só haverá espaço para nossa nova formosura e os voos altos que podemos dar.

Por isso, transforme-se!