Olá, queridos leitores!!! Como estão?
Nos últimos dias, um dos assuntos mais repercutidos na mídia tem sido sobre a série lançada na Netflix “13 Reasons Why”, onde já escrevemos a respeito. Caso não tenha lido nosso texto, LEIA e compartilhe ♥. E hoje, trago aqui, um texto de ALERTA e SOLUÇÃO sobre o jogo Russo “Blue Whale”.
Você assim como eu, deve estar muito assustado com essa atrocidade, afinal de contas, a onde vamos parar? Bem.. Nós não podíamos deixar de nos posicionar frente a essa realidade, já que tratamos aqui no blog sobre esse assunto.
- Sobre suicídio
Suicídio é uma ação decorrente de um estado depressivo profundo. Estima-se que cerca de 1 MILHÃO de pessoas se suicidam a cada ano e mais de 50% das pessoas que se suicidam sofriam de depressão.
A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou dados em 2014 dizendo que o número de suicídios entre 00h e 04h é mais elevado.
Como ficar passivo frente a esses dados? ESTAMOS AQUI PARA MUDAR ISSO!
O jogo Blue Whale tem “ajudado” a elevar esses dados nos últimos anos. Mas como funciona esse jogo? Se você não sabe do que se trata o jogo, leia o próximo item. Caso já saiba, pule para o próximo item.
- Um suicídio digital, viral e real chamado: Blue Whale (Baleia Azul)
Blue Whale é um jogo predominante na Europa, existente desde 2015, idealizado por um grupo conhecido como “#F57”, ligado à uma a página privada e secreta do grupo “#F57” no Facebook ou WhatsApp, onde um instrutor ou “curador”, que normalmente são adolescentes com perfis FAKES, passam alguns desafios aos seus novos jogadores. A partir disso, o que parece um jogo inocente, torna-se terrível, levando muitos à morte.
Tal jogo já teria induzido mais de 130 jovens a cometerem suicídio, inclusive aqui no Brasil como vocês podem ver através dos noticiários.
São propostos 50 desafios, como: escrever com uma navalha o nome daquele grupo na palma da mão, cortar o próprio lábio, desenhar uma baleia em seu corpo com uma faca, assistir filmes de terror na madrugada, até chegar ao desafio final, que impõe ao jogador em tirar a própria vida.
Um fator extremamente preocupante é que, após a vítima iniciar os desafios, ela não pode, supostamente, desistir, pois caso deseje desistir, os participantes são ameaçados pelos administradores do jogo.
(SIM,VOCÊ PODE E DEVE DESISTIR DO JOGO, CASO ESTEJA JOGANDO)
- Frutos de ALERTA e SOCORRO
Tal atrocidade tomou proporções absurdas atingindo o mundo inteiro, porém graças a Deus, muitas instituições, blogs, movimentos e escolas tem se levantado para serem um SOCORRO nos dias de hoje lutando A FAVOR da vida, incriminando o jogo.
Na França, Inglaterra e Romênia as escolas têm feito comunicados alertando as famílias de seus alunos para terem atenção especial com este jogo e comportamento de seus filhos.
No Facebook já foram criadas inúmeras páginas e grupos de ajuda, combatendo o jogo. Dentre eles, destaco aqui o grupo “SOS Baleia Azul” criado pelo movimento Evangelístico “Missões Brasil”, de Belo Horizonte, e que nós do USAMN estamos participando para ajudar quem precisa. O grupo segue a mesma ideia do Baleia Azul, porém com o sentido reverso. Os administradores do jogo buscam mostrar as pessoas o quanto elas são amadas e de que não estão sozinhas. Todos os dias, às 08h, é lançado um desafio novo que deve ser cumprido. Como prova do cumprimento é necessário filmar ou tirar uma foto e postar no grupo.
Os administradores do grupo dizem que querem levar o amor e paz de Jesus à todas as pessoas.
Nós do USAMN, criamos um grupo também, desde o momento que o blog se iniciou, em 2012, atrelado ao nosso projeto SEJA UM SOCORRO DE ALGUÉM. Nele você pode pedir ajuda e ser inspirado constantemente por publicações do nosso blog e de outros participantes do grupo. Ele é um grupo aberto ao público, onde não abordamos apenas assuntos sobre o suicídio, mas todos os assuntos que tratamos aqui no blog. Participe do grupo clicando aqui. E conheça nosso projeto SUSDA 😉
Outro fruto importante a ser mencionado aqui é que frente a essa terrível realidade, uma dupla de publicitários criou um jogo chamado “Baleia Rosa”, onde ambos publicam posts otimistas com 50 tarefas que façam o bem ao próprio jogador. Entre as propostas da “baleia do bem” estão tarefas como “converse com alguém com quem você não fala há muito tempo” e “grite na rua: eu me amo”.
Muitos cristãos tem entrado em grupos secretos do jogo Baleia Azul para evangelizar e levar uma mensagem de vida o que é INCRÍVEL!
- Mas o que leva uma pessoa a jogar Blue Whale?
De acordo com estudos já realizados com adolescentes que participaram do jogo são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a jogar Baleia Azul: Problema extremos na família; Um problema do passado; Perda de um emprego; Fim de um relacionamento; Decepção com pessoas de confiança; Envolvimentos com pecado; Abusos físicos ou sexuais; E conflitos com relação ao próprio eu, ou seja, IDENTIDADE, “quem sou? pra que existo”.
O plano das trevas é nos fazer prisioneiros dessas situações, alimentando sentimentos que certamente levarão a depressão, mas é preciso dizer NÃO à todos eles e buscar socorro no lugar certo. Certamente esse jogo não é para você que precisa de ajuda. Ele só piorará a situação. Não se iluda!
- Existem sinais que indicam que uma pessoa está jogando? Sim!
1. Mutilações na palma da mão;
2. Assistir filmes de terror/psicodélicos com frequência;
3. Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal;
4. Desenhos de baleia;
5. Posts em redes sociais com os dizeres “#i_am_whale” (“Eu sou uma Baleia”);
6. Sair de casa em horários estranhos – madrugada principalmente;
7. Cortes nos lábios;
8. Furos nas mãos com agulhas;
9. Arranjar brigas;
10. Evitar conversar durante muitas horas, convívio social.
Fique atento a qualquer sinal de alteração no comportamento, pois qualquer mudança pode representar a participação no jogo que pode desencadear ao suicídio.
Você tem filhos adolescentes? Monitore o uso da internet e suas redes sociais. Observe comportamentos estranhos e, sobretudo, converse e conscientize os adolescentes a respeito das consequências de práticas que de brincadeira não tem NADA.
- Não desista da vida. SUICÍDIO NÃO É A SOLUÇÃO!
Você pode estar agora se sentindo sem esperança, sem rumo, vazio por dentro, tomado pela dor e completamente perdido, porém o suicídio não irá aliviar a sua dor. Isso é uma terrível ilusão, pois essa vida não acaba aqui.
Sei que todos nós temos dias ruins e muitas vezes maus pensamentos vem à nossa mente, porém não dê voz a eles. Fomos projetados para viver na eternidade no céu. Tirar a própria vida é rejeitar uma eternidade ao lado do Autor da vida, se rebelando contra ele.
A vida é um presente de Deus, por mais difícil que seja vive-la. Tenha fé! Embora haja tempestade aí dentro, Jesus está ao seu lado querendo te acalmar.
Você tem um valor inestimável, aponto do próprio Deus ter escolhido morrer por você, a ver você no inferno por toda a eternidade.
Ele nos da esperança, pois Ele é a própria esperança. Ele não morre. Ele ressuscitou e vivo está! Ele nos da consolo quando precisamos, pois Ele chorou gotas de sangue por mim e por você se fazendo consolo para toda a humanidade. Ele nos traz sentido e rumo, pois Ele é o próprio caminho. Ele nos faz nos perder em nós mesmos, para nós entendermos que é somente nEle, o autor do nosso ser que nos encontramos. Ele é a verdade que você tanto procura nas pessoas, lugares e situações. Ele é a Vida que na balada, bares, drogas e sexo não há. Olhe para Jesus! Recorra a Jesus! Se agarre nEle!
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
SOCORRO bem presente na angústia”
Salmo 46:1
Não queira viver uma eternidade no inferno. O céu é o seu lugar! Não tire sua vida. Tirar a própria vida é iludir-se achando que seu problemas estarão resolvidos, porém isso só irá piorar.
Acredite: a solução está na CRUZ DE CRISTO! Em Jesus há esperança. Jesus morreu por você afim de dar-lhe vida, e não apenas morreu para que você existisse.
- Grite socorro! Peça ajuda!
Caso você esteja participando do jogo, ou sofra de depressão e pensamentos suicidas, ou saiba de alguém que está, não se cale, denuncie o grupo, seja no Facebook ou WhatsApp. Peça ajuda! Entre em contato conosco para conversar (contatousamn@gmail.com) ou com o “Centro de Prevenção à Vida” (141) ou (0800 290 0024). Se abra com um amigo ou pessoa de confiança.
- É crime induzir ao suicídio. Não se cale. DENUNCIE!
De acordo com o artigo 122 do Código Penal brasileiro, induzimento, instigação ou auxílio a suicídio, tem como pena prevista de reclusão de dois a seis anos, podendo a pena ser duplicada caso a vítima seja menor de 18 anos. Além disso, se jogador desistir do jogo e sofrer ameaças, o autor das ameaças comete o crime previsto no artigo 147, também do Código Penal, que diz: “Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave. Pena: detenção de um a seis meses ou multa”.
- Seja Um Socorro de Alguém. ORE POR VIDAS!
Estamos em uma era crítica. Muitas vezes é necessário desrespeitar a privacidade de alguém para haver socorro. Esteja atento. Peça para Jesus gere amor, sensibilidade ao seu coração. Ore por vidas. Valorize a sua vida e de quem está ao seu redor.
“Ame o seu próximo como a si mesmo” Mateus 22:39
Não tolere algo que tem destruído famílias e vidas. Alguém pode estar morrendo silenciosamente ao seu lado. SEJA UM SOCORRO DE ALGUÉM
Compartilhe o texto. Comente o que achou. ♥
Compartilhe a tag #SejaUmSocorroDeAlguém
Aleluia! Que essa geração seja tomada por amor. Amor por sí, amor pelos outros… Estamos orando pela nossa humanidade!
Amém, irmão!!! Precisamos orar mesmo <3
Amém!!! Verdade!!! <3
Amém!! <3