UM SUICÍDIO DIGITAL, VIRAL E REAL | Precisamos falar sobre “Blue Whale”

Olá, queridos leitores!!! Como estão?

Nos últimos dias, um dos assuntos mais repercutidos na mídia tem sido sobre a série lançada na Netflix “13 Reasons Why”, onde já escrevemos a respeito. Caso não tenha lido nosso texto, LEIA e compartilhe ♥.  E hoje, trago aqui, um texto de ALERTA e SOLUÇÃO sobre o jogo Russo “Blue Whale”.

Você assim como eu, deve estar muito assustado com essa atrocidade, afinal de contas, a onde vamos parar? Bem.. Nós não podíamos deixar de nos posicionar frente a essa realidade, já que tratamos aqui no blog sobre esse assunto.

  • Sobre suicídio

Suicídio é uma ação decorrente de um estado depressivo profundo. Estima-se que cerca de 1 MILHÃO de pessoas se suicidam a cada ano e mais de 50% das pessoas que se suicidam sofriam de depressão.

A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou dados em 2014 dizendo que o número de suicídios entre 00h e 04h é mais elevado.

Como ficar passivo frente a esses dados? ESTAMOS AQUI PARA MUDAR ISSO!

O jogo Blue Whale tem “ajudado” a elevar esses dados nos últimos anos. Mas como funciona esse jogo? Se você não sabe do que se trata o jogo, leia o próximo item. Caso já saiba, pule para o próximo item.

  • Um suicídio digital, viral e real chamado: Blue Whale (Baleia Azul) 

Blue Whale é um jogo predominante na Europa, existente desde 2015, idealizado por um grupo conhecido como “#F57”, ligado à uma a página privada e secreta do grupo “#F57” no Facebook ou WhatsApp, onde um instrutor ou “curador”, que normalmente são adolescentes com perfis FAKES, passam alguns desafios aos seus novos jogadores. A partir disso, o que parece um jogo inocente, torna-se terrível, levando muitos à morte.

Tal jogo já teria induzido mais de 130 jovens a cometerem suicídio, inclusive aqui no Brasil como vocês podem ver através dos noticiários.

São propostos 50 desafios, como: escrever com uma navalha o nome daquele grupo na palma da mão, cortar o próprio lábio, desenhar uma baleia em seu corpo com uma faca, assistir filmes de terror na madrugada, até chegar ao desafio final, que impõe ao jogador em tirar a própria vida.

Um fator extremamente preocupante é que, após a vítima iniciar os desafios, ela não pode, supostamente, desistir, pois caso deseje desistir, os participantes são ameaçados pelos administradores do jogo.

(SIM,VOCÊ PODE E DEVE DESISTIR DO JOGO, CASO ESTEJA JOGANDO) 

  • Frutos de ALERTA e SOCORRO

Tal atrocidade tomou proporções absurdas atingindo o mundo inteiro, porém graças a Deus, muitas instituições, blogs, movimentos e escolas tem se levantado para serem um SOCORRO nos dias de hoje lutando A FAVOR da vida, incriminando o jogo.

Na França, Inglaterra e Romênia as escolas têm feito comunicados alertando as famílias de seus alunos para terem atenção especial com este jogo e comportamento de seus filhos.

No Facebook já foram criadas inúmeras páginas e grupos de ajuda, combatendo o jogo. Dentre eles, destaco aqui o grupo “SOS Baleia Azul” criado pelo movimento Evangelístico “Missões Brasil”, de Belo Horizonte, e que nós do USAMN estamos participando para ajudar quem precisa. O grupo segue a mesma ideia do Baleia Azul, porém com o sentido reverso. Os administradores do jogo buscam mostrar as pessoas o quanto elas são amadas e de que não estão sozinhas. Todos os dias, às 08h, é lançado um desafio novo que deve ser cumprido. Como prova do cumprimento é necessário filmar ou tirar uma foto e postar no grupo.

Os administradores do grupo dizem que querem levar o amor e paz de Jesus à todas as pessoas.

Nós do USAMN, criamos um grupo também, desde o momento que o blog se iniciou, em 2012, atrelado ao nosso projeto SEJA UM SOCORRO DE ALGUÉM. Nele você pode pedir ajuda e ser inspirado constantemente por publicações do nosso blog e de outros participantes do grupo. Ele é um grupo aberto ao público, onde não abordamos apenas assuntos sobre o suicídio, mas todos os assuntos que tratamos aqui no blog. Participe do grupo clicando aqui. E conheça nosso projeto SUSDA 😉

Outro fruto importante a ser mencionado aqui é que frente a essa terrível realidade, uma dupla de publicitários criou um jogo chamado “Baleia Rosa”, onde ambos publicam posts otimistas com 50 tarefas que façam o bem ao próprio jogador. Entre as propostas da “baleia do bem” estão tarefas como “converse com alguém com quem você não fala há muito tempo” e “grite na rua: eu me amo”.

Muitos cristãos tem entrado em grupos secretos do jogo Baleia Azul para evangelizar e levar uma mensagem de vida o que é INCRÍVEL!

  • Mas o que leva uma pessoa a jogar Blue Whale?

De acordo com estudos já realizados com adolescentes que participaram do jogo são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a jogar Baleia Azul: Problema extremos na família; Um problema do passado; Perda de um emprego; Fim de um relacionamento; Decepção com pessoas de confiança; Envolvimentos com pecado; Abusos físicos ou sexuais; E conflitos com relação ao próprio eu, ou seja, IDENTIDADE, “quem sou? pra que existo”.

O plano das trevas é nos fazer prisioneiros dessas situações, alimentando sentimentos que certamente levarão a depressão, mas é preciso dizer NÃO à todos eles e buscar socorro no lugar certo. Certamente esse jogo não é para você que precisa de ajuda. Ele só piorará a situação. Não se iluda!

  •  Existem sinais que indicam que uma pessoa está jogando? Sim!

1. Mutilações na palma da mão;
2. Assistir filmes de terror/psicodélicos com frequência;
3. Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal;
4. Desenhos de baleia;
5. Posts em redes sociais com os dizeres “#i_am_whale” (“Eu sou uma Baleia”);
6. Sair de casa em horários estranhos – madrugada principalmente;
7. Cortes nos lábios;
8. Furos nas mãos com agulhas;
9. Arranjar brigas;
10. Evitar conversar durante muitas horas, convívio social.

Fique atento a qualquer sinal de alteração no comportamento, pois qualquer mudança pode representar a participação no jogo que pode desencadear ao suicídio.

Você tem filhos adolescentes? Monitore o uso da internet e suas redes sociais. Observe comportamentos estranhos e, sobretudo, converse e conscientize os adolescentes a respeito das consequências de práticas que de brincadeira não tem NADA.

  • Não desista da vida. SUICÍDIO NÃO É A SOLUÇÃO!

Você pode estar agora se sentindo sem esperança, sem rumo, vazio por dentro, tomado pela dor e completamente perdido, porém o suicídio não irá aliviar a sua dor. Isso é uma terrível ilusão, pois essa vida não acaba aqui.

Sei que todos nós temos dias ruins e muitas vezes maus pensamentos vem à nossa mente, porém não dê voz a eles. Fomos projetados para viver na eternidade no céu. Tirar a própria vida é rejeitar uma eternidade ao lado do Autor da vida, se rebelando contra ele.

A vida é um presente de Deus, por mais difícil que seja vive-la. Tenha fé! Embora haja tempestade aí dentro, Jesus está ao seu lado querendo te acalmar.

Você tem um valor inestimável, aponto do próprio Deus ter escolhido morrer por você, a ver você no inferno por toda a eternidade.

Ele nos da esperança, pois Ele é a própria esperança. Ele não morre. Ele ressuscitou e vivo está! Ele nos da consolo quando precisamos, pois Ele chorou gotas de sangue por mim e por você se fazendo consolo para toda a humanidade. Ele nos traz sentido e rumo, pois Ele é o próprio caminho. Ele nos faz nos perder em nós mesmos, para nós entendermos que é somente nEle, o autor do nosso ser que nos encontramos. Ele é a verdade que você tanto procura nas pessoas, lugares e situações. Ele é a Vida que na balada, bares, drogas e sexo não há. Olhe para Jesus! Recorra a Jesus! Se agarre nEle!

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
SOCORRO bem presente na angústia”
Salmo 46:1

Não queira viver uma eternidade no inferno. O céu é o seu lugar! Não tire sua vida. Tirar a própria vida é iludir-se achando que seu problemas estarão resolvidos, porém isso só irá piorar.

Acredite: a solução está na CRUZ DE CRISTO! Em Jesus há esperança. Jesus morreu por você afim de dar-lhe vida, e não apenas morreu para que você existisse.

  • Grite socorro! Peça ajuda!

Caso você esteja participando do jogo, ou sofra de depressão e pensamentos suicidas, ou saiba de alguém que está, não se cale, denuncie o grupo, seja no Facebook ou WhatsApp. Peça ajuda! Entre em contato conosco para conversar (contatousamn@gmail.com) ou com o “Centro de Prevenção à Vida” (141) ou (0800 290 0024). Se abra com um amigo ou pessoa de confiança.

  • É crime induzir ao suicídio. Não se cale. DENUNCIE! 

De acordo com o artigo 122 do Código Penal brasileiro, induzimento, instigação ou auxílio a suicídio, tem como pena prevista de reclusão de dois a seis anos, podendo a pena ser duplicada caso a vítima seja menor de 18 anos. Além disso, se jogador desistir do jogo e sofrer ameaças, o autor das ameaças comete o crime previsto no artigo 147, também do Código Penal, que diz: “Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave. Pena: detenção de um a seis meses ou multa”.

  • Seja Um Socorro de Alguém. ORE POR VIDAS! 

Estamos em uma era crítica. Muitas vezes é necessário desrespeitar a privacidade de alguém para haver socorro. Esteja atento. Peça para Jesus gere amor, sensibilidade ao seu coração. Ore por vidas. Valorize a sua vida e de quem está ao seu redor.

“Ame o seu próximo como a si mesmo” Mateus 22:39

Não tolere algo que tem destruído famílias e vidas. Alguém pode estar morrendo silenciosamente ao seu lado. SEJA UM SOCORRO DE ALGUÉM

Compartilhe o texto. Comente o que achou. ♥

Compartilhe a tag #SejaUmSocorroDeAlguém

 

 

 

 

6 Replies to “UM SUICÍDIO DIGITAL, VIRAL E REAL | Precisamos falar sobre “Blue Whale””

  1. Aleluia! Que essa geração seja tomada por amor. Amor por sí, amor pelos outros… Estamos orando pela nossa humanidade!

    1. Amém, irmão!!! Precisamos orar mesmo <3

  2. Isso é TÃO sério e agora, mais do que nunca, a noiva precisa se levantar anunciando Aquele que é o Amor e deseja se encontrar com sua criação. Meu coração dói de ver o que está acontecendo e queima por mudar e ser a diferença. Vamos ser o socorro do mundo!

    1. Amém!!! Verdade!!! <3

  3. Excelente texto. Espero que ajude milhoes.

Comentários fechados.