VOCÊ É IMPORTANTE PARA O CORPO DE CRISTO! | Por Lara Dias

A insegurança e a dúvida em confiar que somos capazes de realizar a vontade de Deus, cada vez mais tem contaminado as pessoas, o senso de inferioridade tem oprimido uma geração que não se acha capaz de servir ao Senhor.

Todos passamos por momentos de dúvidas, medo em fazer algo diferente, mas se Deus o chamou para algo específico, Ele também te preparará para o propósito.

No início de minha história com Cristo, eu me peguei por inúmeras vezes frustrada por não me “encaixar” na obra de Deus, olhava dentro de minha igreja os ministérios e em nenhum eu me achava capaz de fazer parte, de poder estar inserida, não me sentia útil! Aí já estava meu primeiro erro, de fato não sou capaz, mas ELE É! Ele é o que chama e capacita, demorei um pouco para entender, que servir não é como ir à feira e escolher um alimento pelo gosto, cor, forma, aparência, como um membro do corpo humano nós somos no ministério de Cristo, e Ele nos revelará onde serviremos em perfeição, por mais que pareça que temos o poder de escolher, antes mesmo de nós pensarmos Ele já nos escolheu e separou para cumprir a boa, perfeita e agradável vontade dEle!

Eu me via como um membro fora do corpo, mas o corpo não está completo até que todos os membros estejam alinhados em perfeito funcionamento.

O apóstolo Paulo, na primeira carta aos Coríntios, no capítulo 12, faz uma comparação muito sábia entre os dons espirituais e os membros do corpo, para que venhamos enxergar a importância de cada membro, não só em estar ali para preencher o corpo, mas porque ele é útil para que a obra seja completa:

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! ”
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1 Coríntios 12:4-27

 Um dia estava estudando sobre o corpo humano (pesquisa de escola), e nesse estudo aprendi que o dedão do pé tem a função de dar equilíbrio ao corpo, que louco né, afinal como algo visivelmente “insignificante” pode ser fator de tanta importância para o corpo humano! Como um simples membro pode ser o sustento para permanecer em pé um corpo inteiro?

Te trouxe esse exemplo para que entenda, você é importante para o corpo de Cristo, não existe dom maior e menor, membro mais importante que o outro, mas existem propósitos únicos para cada um.

O braço não pode fazer a função do pé, assim como o pé não pode executar a função dos olhos, mas a cada membro específico Deus determinou um dom, valioso para que o corpo esteja perfeito em união, fazendo aquilo que a cabeça dele (Cristo) o orienta a fazer.